A concepção de leitura presente no guia do programa conta pra mim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.133141

Palavras-chave:

Conta pra mim, Concepção de leitura, Leitura tradicional

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de desvelar a concepção de leitura presente no Guia do Programa Conta pra mim do Governo Federal, endereçado aos pais. Para isso, selecionamos os termos Literacia, Leitura em voz alta, Perguntar para alguém e Hábito de leitura, todos usados nos enunciados do documento, para analisar à luz dos teóricos Arena, Bajard, Foucambert, Jolibert e colaboradores, Girotto e Souza. Os resultados apontam que a concepção de leitura adotada pelos organizadores do Guia do Programa é tradicional, pois confundem o ato de ler com o de oralizar, reforçam a importância de as crianças responderem questionamentos elaborados pelos pais e não por elas próprias, além de compreenderem a leitura como hábito e não como necessidade criada a partir das experiências e vivências das crianças. Além disso, apesar de considerarmos importante um programa que incentive a interação dos pais com os filhos por meio da transmissão vocal do texto, concluímos, assim como é solicitado no conjunto de todo o documento, que os pais “leiam em voz alta” para os filhos, o quanto não há leitura, pois a verdadeira leitura é silenciosa, processo subjetivo de construção de sentidos.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

DOS SANTOS OLIVEIRAI, Andreia. A concepção de leitura presente no guia do programa conta pra mim. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 133–141, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.133141. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6587. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO