ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS/ MOVIMENTOS SOCIAIS E RESISTÊNCIA
Palabras clave:
Estado, sociedade civil e sociedade política, políticas públicas, movimentos sociais, resistênciaResumen
RESUMO: Neste artigo tratamos de concepções de Estado e de movimentos sociais com o intuito de compreender a constituição de políticas públicas em suas relações com a sociedade civil. Para isso fazemos uma trajetória em busca de fundamentos filosóficos acerca de Estado, uma breve revisão histórica e apresentamos algumas características do Estado ocidental contemporâneo. Em seguida, buscamos observar outra faceta do Estado: a sociedade civil manifestando-se através dos movimentos sociais. Com isso apresentamos nossa compreensão das políticas públicas como espaço de confronto entre sociedade civil e política.Descargas
Referencias
AZEVEDO, Janete M. de L. a educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
BERGER. Brigitte e BERGER, Peter L. O que é uma instituição social? In:
FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade (leituras de introdução à sociologia). 18 ed. Rio de janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1997.
BOBBIO, N. Estado, governo e sociedade. Para uma teoria geral da política. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997.
CASTELLS, Manuel . A Era da Informação - Economia, Sociedade e Cultura, vol. 2: O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2 ed, 2000.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. 5 ed. São Paulo: Moraes, 1984.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação e a profissionalização do educador, novos desafios. In: SILVA, T.T. e GENTILLI, Pablo (orgs.). Escola S.A.Brasília: CNTE, 1996
GENTILLI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão.crítica ao neoliberalismo em educação. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
______ Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T.T. e GENTILLI, Pablo (orgs.). Escola S.A. Brasília: CNTE, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Maquiavel. Notas sobre o estado e a política. vol 3. ed. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
HÖLFING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. In: Cadernos do Cedes. Vol. 21, nº 55, Campinas, nov/2001. (disponível em http:// www. fae.unicamp.br,. p.2, acesso em dez.2001).
OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SETÚBAL, Maria Alice. Os Programas de Correção de Fluxo no Contexto das Políticas Educacionais Contemporâneas. Em: Em Aberto. V.17,n.71. Brasília: INEP, janeiro de 2000. p. 9-19.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Da idéia de universidade à universidade de idéias. In: Pela Mão de Alice. SP:Cortez, 4 ed, 1997.
TORRES, Carlos Alberto. Estado, privatização e política educacional, elementos para uma crítica do neoliberalismo. In: GENTILLI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão.crítica ao neoliberalismo em educação. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
TOURAINE, Alain. Os movimentos sociais. In: FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade(leituras de introdução à sociologia). 18 ed. Rio de janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".