REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: SERIA A EDUCAÇÃO IMPORTANTE OU PRIORITÁRIA?

Autores/as

  • Renato de Oliveira Brito
  • Luiz Roberto Gomes

Palabras clave:

Educação, Direitos Humanos, Políticas Educacionais, Cidadania.

Resumen

O objetivo deste artigo é destacar as políticas educativas sobre os Direitos Humanos. É uma tautologia dizer que o cidadão tem direito à educação e que esta deve ser de qualidade, sendo que o Estado é co-responsável pela escolarização do indivíduo. Neste estudo, ressaltamos o fato de que a educação promove os aspectos econômicos e culturais de uma nação, o que pode ser comprovado pela experiência realizada na África do Sul sobre a educação e suas formas de ensinar os Direitos Humanos, desenvolvidas no CCR – Centro de Resolução de Conflitos da Universidade do Cabo. A relevância da educação é salientada a partir dos sentidos atribuídos à noção de Importante e Prioritária. Conclui-se que a educação brasileira só  será efetiva e de qualidade quando houver um compromisso social, e quando a política de Estado for respaldada por um amplo acordo capaz de coordenar e legitimar as ações sociais.

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Publicado

2019-09-26

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

BRITO, Renato de Oliveira; GOMES, Luiz Roberto. REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: SERIA A EDUCAÇÃO IMPORTANTE OU PRIORITÁRIA?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 9–26, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3566. Acesso em: 14 mar. 2025.