ESCOLARIZAÇÃO, INFÂNCIA E PÓS-MODERNIDADE: PEQUENOS RECORTES, GRANDES CONTRIBUIÇÕES
Palabras clave:
infância, transformações, escolarização, pós-modernidade.Resumen
Neste artigo, partimos do pressuposto de que é necessário redimensionarmos nossos posicionamentos e concepções acerca da Infância e seu processo histórico, entendendo que as transformações culturais, econômicas e tecnológicas ocorridas na atualidade desempenham um papel importante nas condições infantis. Assim, são considerados pontos relevantes a apropriação capitalista dos meios de subjetivação infantil, seu processo de escolarização e sua identidade social fragilizada por relações de poder e saber convertidas em mecanismos de reprodução e dominação.Descargas
Referencias
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
EDELWEISS, Maria Isabel B. Infância e Maquinarias. Tese (Doutorado em Educação). Rio Grande do Sul: URGS, 2001. Programa de pós-graduação da Universidade Federal do rio Grande do Sul, 2001.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1995.
FRIDM AN, Luis Carlos. Vertigens pós-modernas: configurações contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
JAM ESON, Frederick. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: ed. Ática, 1996.
LYOTARD, Jean François. O pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
PETERS, Michael. Governamentalidade neoliberal e educação. In: Silva, Tomaz T. da. O sujeito da educação: estudos foulcautianos. Petrópolis: Vozes, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades Terminais: As Transformações na Política da Pedagogia e na Pedagogia da Política. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
STEINBERG, Sirlei: Kindercultura: As grandes corporações e os novos locais de aprendizagem. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes; 1996. BAUMAN, Zygmunt. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
WALKERDINE, Valèrie. Uma análise foucaultiana da pedagogia construtivista. In: SILVA, T. T. da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".