ESCOLARIZAÇÃO, INFÂNCIA E PÓS-MODERNIDADE: PEQUENOS RECORTES, GRANDES CONTRIBUIÇÕES

Autores/as

  • Leonardo Cappi Manzini

Palabras clave:

infância, transformações, escolarização, pós-modernidade.

Resumen

Neste artigo, partimos do pressuposto de que é necessário redimensionarmos nossos posicionamentos e concepções acerca da Infância e seu processo histórico, entendendo que as transformações culturais, econômicas e tecnológicas ocorridas na atualidade desempenham um papel importante nas condições infantis. Assim, são considerados pontos relevantes a apropriação capitalista dos meios de subjetivação infantil, seu processo de escolarização e sua identidade social fragilizada por relações de poder e saber convertidas em mecanismos de reprodução e dominação.

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Publicado

2019-09-26

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

ESCOLARIZAÇÃO, INFÂNCIA E PÓS-MODERNIDADE: PEQUENOS RECORTES, GRANDES CONTRIBUIÇÕES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 111–124, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3587.. Acesso em: 13 nov. 2024.

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