INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Maria de Lurdes Cró

Palabras clave:

inovação, formação de professores, ensino superior, construção do conhecimento pedagógico, programa de formação.

Resumen

Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 153–168, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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