PESQUISA PARTICIPANTE: UM RECORTE TEÓRICO ACERCA DA ABORDAGEM DE PESQUISA E SUAS INFLUÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS
Palabras clave:
pesquisa participante, transformação social.Resumen
O presente trabalho objetiva discutir especificamente alguns pressupostos históricos, teóricos e epistemológicos referentes à pesquisa participante. Inserida no contexto das abordagens qualitativas de pesquisa nas ciências sociais, a pesquisa surge como uma resposta aos questionamentos dos cientistas sobre a função social da pesquisa científica, sobretudo, nos meios educativos. Com claro posicionamento político em favor dos grupos oprimidos da sociedade, essa modalidade de pesquisa traz como premissa norteadora a inserção social da investigação científica, visando o engajamento no processo de transformação das estruturas sociais opressoras.Descargas
Referencias
BORBA, Orlando Fals. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 42 -62.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis-RJ: Vozes. 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
FREIRE, Paulo. Criando método de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 34 - 41.
HAGUETE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: GIANNOTTI, J.A. (Org.). Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 49-53. (Os Pensadores).
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. OLIVEIRA, Miguel Darcy de. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. p.17-33.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".