UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO
Palavras-chave:
Educação, educação do campo, rural/campo, cidade/ urbano.Resumo
Este texto se propõe a trazer algumas reflexões sobre o tema voltado à Educação no/ do Campo, mais especificamente, sobre as discussões que gravitam em torno da questão das especificidades (ou não) do campo e, consequentemente, da necessidade (ou não) de uma proposta de ensino diferenciada. Hoje, o campo (meio rural) e a cidade (meio urbano) são realidades que se opõem ou que se complementam? Com o avanço do capitalismo no campo, este teria (ou não) submetido todas as relações de produção às relações capitalistas, inclusive, as não capitalistas? Ou seja, na sociedade capitalista, todas as relações estabelecidas estariam em consonância com as leis regidas pelo capital, não havendo, portanto, especificidade no campo e, consequentemente, a não necessidade de um currículo voltado a atender essa singularidade da escola que aí se insere? Como as políticas públicas/ projetos/programas vêm lidando com estas questões? A importância dessas respostas está no fato de que é destas que vão demandar determinadas ações/ políticas para o campo, inclusive, educacionais. Por isso, a necessidade de, ao se olhar para a escola no/do campo, olhar primeiro para o campo.Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo. O futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande/M S: Ed. UFM S; Campinas/SP: Autores Associados, 2001.
FERNANDES, Ovil Bueno. Educação e desintegração camponesa: o papel da educação formal na desintegração do campesinato. In: VIEIRA, Renato G; VIANA, Nildo. Educação, cultura e sociedade: abordagens críticas da escola. Goiânia-GO: Edições Germinais, 2002. p.33-49.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretrizes de uma caminhada. In: CALDART, Roseli Salete; CERIOLI, Paulo Ricardo; COLLING, Edgar (Orgs). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília-DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002b. p. 89 – 101. (Coleção Por uma educação do campo). v.4.
FERRARO, Alceu Ravanello; RIBEIRO, Marlene. Trabalho educação lazer: construindo políticas públicas. Pelotas: Educat, 2001.
GARCIA, R. Leite (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares, ainda um desafio. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GRITTI, Silvana Maria. Educação rural e capitalismo. Passo Fundo: UPF, 2003.
______. O papel da escola primária rural na penetração do capitalismo no campo. 2000, 159f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) – Faculdade de Educação, Universidade Católica de Pelotas-RS.
JARES, Xesús. Educar para a verdade e para a esperança: em tempos de globalização, guerra preventiva e terrorismo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LAVAL, CHRISTIAN. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
LEITE, Sergio Celani. Escola rural: urbanização e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1999.
LOVATO, Deonice M . Castanha. A escola pública contemporânea (rural) e o processo de trabalho no campo. 2003, 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
MARTINS, Mônica Dias. O banco mundial e a terra: ofensiva e resistência na América Latina, África e Ásia. São Paulo: Viramundo, 2004.
MARTINS, J. de Sousa. A reforma agrária e os limites da democracia na “nova república”. São Paulo: Hucitec, 1986.
MARÉS, Carlos Frederico. A função social da terra. Porto Alegre: Sérgio A. F. Editor, 2003.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. O campo brasileiro no final dos anos 80. In: STÉDILE, João Pedro (Coord.). A questão agrária hoje. Porto Alegre: UFRGS, 1994. p.45-68.
KOLLING, Edgar J.; NÉRY Irmão; MOLINA, C. Mônica. Por uma educação básica do campo. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999.
SILVA, Edvaneide Barbosa da. Educação e reforma agrária: práticas educativas de assentados do sudoeste paulista. São Paulo: Xamã, 2004.
VENDRAMINI, Célia Regina. Terra, trabalho e educação: experiências sócioeducativas em assentamentos do MST. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
WHITAKER , Dulce; ANTUNIASSI, M . H. Rocha. Escola pública localizada na zona rural: contribuição para a sua estruturação. Caderno Cedes, Campinas, n.33, p. 9-42, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














