A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palabras clave:
formação de professores, educação matemática, portfólios.Resumen
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção.Descargas
Referencias
ALVES, Leoni Pessate. Portfólio como instrumento de avaliação dos processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003. p.101-120.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Relação entre pesquisa em educação matemática e a prática pedagógica. BOLEMA, Rio Claro, IGCE-Unesp, v.7, n.8, p.7-14, 1992.
FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GUSMAN. Antonio Barioni; MARQUEZ DE REZENDE, Eliane Mendonça; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU. Nelson de. PORTFÓLIO: conceito e construção. Universidade de Uberaba. Instituto de Formação de Educadores, 2007.
MARQUES, Mário Osorio. A escola no computador: linguagens reticuladas. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
PERNIGOTTI, Joyce Munarki; SAENGER, Liane; GOULART, Ligia Beatriz Ávila;
ZAMBRANO, Vera Maria. O portifólio vale mais que uma prova. Revista Pátio, ano 3, n. 12, p. 54-56, fev/abr/2000.
SHORES, Elizabeth; GRACE, Cathy. Manual de portfólios: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".