O PROCESSO DE BOLONHA E SUA INFLUÊNCIA NA DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS TRANSNACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A UNIVERSIDADE BRASILEIRA EM MOVIMENTO

Autores/as

  • Ralf Hermes Siebiger UNEMAT

Palabras clave:

Educação superior, processo de Bolonha, harmonização, universidade brasileira.

Resumen

O presente artigo busca referenciar a consolidação do Processo de Bolonha - reforma do sistema de educação superior européia sob os pressupostos da harmonização e da transnacionalização - no sentido de se identificar possíveis influências desse processo ante a criação de sistemas de educação superior de caráter transnacional na América Latina e, em especial, no Brasil. Para tanto, foram abordados: o Tratado de Amizade Brasil-Portugal, as políticas de educação superior no âmbito do Mercosul e os projetos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UniLAB), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam) e da proposta denominada ‘Universidade Nova’, iniciativas das quais o Brasil é país integrante e que absorveriam influências ou teriam similitudes com o processo europeu.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

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SIEBIGER, Ralf Hermes. O PROCESSO DE BOLONHA E SUA INFLUÊNCIA NA DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS TRANSNACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A UNIVERSIDADE BRASILEIRA EM MOVIMENTO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 115–138, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3788. Acesso em: 12 mar. 2025.