FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC
Palabras clave:
Formação em TIC, formação contínua, quadros interativos.Resumen
Apresenta-se um trabalho de investigação realizado com cinco turmas de professores, de diferentes escolas e áreas disciplinares no âmbito da formação contínua em contexto de prática efetiva (oficina de formação) sobre quadros interativos. Realizou-se um questionário sobre a literacia desses professores relativa às TIC, assim como ao nível de satisfação dos docentes em relação ao tipo de formação contínua que já tinham realizado. Após nove meses da implementação da oficina, vinte docentes foram novamente contactados para realizarem um outro questionário sobre a aplicabilidade da formação em que tinham participado, no sentido de conhecer/compreender as possíveis alterações nas suas práticas letivas. Tentou-se indagar qual a influência da formação contínua na prática letiva dos professores dos ensinos básico e secundário e a importância da aplicação em contexto de sala de aula do que se aprende na formação.Descargas
Referencias
BOAVIDA, Clara. Formação Contínua de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação no Distrito de Setúbal: um estudo de avaliação.
In: Educação, Formação & Tecnologias; vol. 2 (1); p.102-109. Disponível
em: <http://eft.educom.pt>. Acesso em: 10 de maio de 2009.
COELHO, José; MONTEIRO, António; VEIGA, Pedro; TOMÉ, Francisco. O Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal. Lisboa: Missão
para a Sociedade da Informação/Ministério da Ciência e da Tecnologia,
COUTINHO, Clara. Challenges for Teacher Education in the Learning
Society: Case Studies of Promising Practice. In: H. H. Yang & S. H. Yuen
(eds.). Handbook of Research and Practices in E-Learning: Issues and Trends.
Chapter 23. Hershey, New York: Information Science Reference - IGI Global. pp. 385-401, 2009.
COUTINHO, Clara; BOTTENTUIT JUNIOR, João. Literacy 2.0: Preparing
Digitally Wise Teachers. In: A. Klucznick-Toro et al. (Orgs.). Higher Education,
Partnership and Innovation (IHEPI 2009). Budapeste: PublikonPublishers/
IDResearch, Ltda., 2009, p. 253-261.
DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRRICULAR.
Despacho n.º 18.871/2008 (2.a
série), de 15 de julho de 2008. Disponível em:
< h t tp://w w w .crie.min-e du.p t/fi l e s/@crie/
_ERTE_PTE_Despacho.pdf>. Acesso em: 29/03/2010.
FREITAS, J. De onde vimos e para onde vamos: o futuro da Internet na escola. O futuro da Internet: estado da arte e tendências de evolução.
Lisboa: Edições Centro Atlântico, 1999, p.183-196.
HARRIS, J.; HOFER, M. Instructional Planning Activity Rypes as Vehicles for
Curriculum-Based TPACK development. Proceedings of the 20
th
International Conference of the Society for Information Technology and
Teacher Education, SITE 2009, p. 4087-4094.
JONASSEN, D. Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto: Porto Editora, 2007.
KOEHLER, M.; MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical
Knowledge. In: AACTE (Eds.), The handbook of technological pedagogical
content knowledge for educators. New York: AACTE, 2008. p.3-30.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Despacho nº 16 793/2005 (2.a
série), de 3 de
agosto de 2005. Disponível em: < http://www.crie.min-edu.pt/
index.php?section=96>. Acesso em: 29/03/2010.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological pedagogical content knowledge: A
new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108 (6),
p.1017-1054.
NIESS, M. Preparing teachers to teach science and mathematics with
technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. In:
Teaching and Teacher Education, 21, p. 509–523, 2005.
PERALTA, H.; COSTA, F. Competência e confiança dos professores no uso
das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sísifo/Revista de Ciências da
Educação, n.º 3, mai/ago 07, p.77-86, 2007.
RICOY, M.; COUTO, M. As tecnologias da informação e comunicação como
recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso. Revista Lusófona de
Educação, 2009, 14, p.145-156, 2009.
SILVA, F.; MIRANDA, G. Formação Inicial de Professores e Tecnologias. In:
P. Dias & Freitas V. Atas da IV Conferência Internacional Challenges. Braga:
CC Nónio Sec- XXI, UM, p.593-606, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".