PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNEMAT: POLÍTICA DE PERMANÊNCIA?

Autores/as

  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
  • Fernando Cézar Vieira Malange
  • Valci Aparecida Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.99119

Palabras clave:

Educação Superior, Permanência, Assistência Estudantil

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, com o objetivo de analisar a política de assistência estudantil da IES e verificar se esta se configura como política de permanência. Para tanto, analisamos a Resolução nº 019/2013–CONSUNI que cria o Programa de Assistência Estudantil e os editais de seleção de estudantes aos auxílios moradia e alimentação, de 2013 a 2015. Os resultados evidenciaram que o Programa tem o objetivo de propiciar aporte financeiro aos discentes dos cursos de graduação, com comprovada vulnerabilidade socioeconômica, no entanto, não encontramos nos documentos a intencionalidade de se garantir a permanência com retorno na melhoria da aprendizagem, assim como, não identificamos mecanismos de acompanhamento do desempenho acadêmico. Concluímos apontando a necessidade de prever e implementar ações de permanência nos programas que são implantados como política de assistência estudantil.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; MALANGE, Fernando Cézar Vieira; BARBOSA, Valci Aparecida. PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNEMAT: POLÍTICA DE PERMANÊNCIA?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 99–119, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.29.99119. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3892. Acesso em: 6 mar. 2025.