O CEFAPRO E A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Ademar de Lima Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.3756

Palabras clave:

política de formação, formação permanente, escola, educador.

Resumen

O presente texto tem como objetivo produzir uma reflexão sobre a importância do Centro de Formação e Atualização dos profissionais da educação básica (CEFAPRO), enquanto instrumento de mediação no processo de formação permanente no contexto da escola pública. Refletir sobre a formação de professor centrada na escola no contexto do Centro de Formação, necessariamente, precisa estar articulada a um projeto político de formação consubstanciada a uma concepção de mundo, ser humano, professor, educação e escola na dimensão da qualidade social.Como pressuposto teórico o texto se fundamenta no pensamento educativo de Paulo Freire. Para análise sobre a formação permanente a reflexão embasa no diálogo pedagógico de autores freiriano. Como resultado da reflexão, tem-se a intenção que o texto possa contribuir com a produção da crítica, problematização e afirmação sobre a importância do CEFAPRO como centro de formação permanente de política e pedagógica dos trabalhadores da educação pública.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

CARVALHO, Ademar de Lima. O CEFAPRO E A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 37–56, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2017.28.3756. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3908. Acesso em: 6 mar. 2025.