EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE VALORES COOPERATIVOS: UMA PROPOSIÇÃO DE MÉTODO QUALIQUANTITATIVO PARA AVALIAR FORMAÇÃO DE SUJEITOS COLETIVOS

Autores/as

  • Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.149179

Palabras clave:

Educação do Campo. Licenciatura em Educação do Campo, Valores Cooperativos, Níveis de Consciência Política, Análise de Conteúdo.

Resumen

Este artigo objetivou analisar de que forma e que valores cooperativos estão sendo construídos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, na prática docente e discente nos seus diferentes tempos educativos. Buscou ainda entender e aprofundar nas perspectivas teóricas, significados e sentidos da cooperação. Para atingir os objetivos usamos análises de conteúdos em entrevistas semi-estruturadas, no sentido de aferir a construção e agregação de valores cooperativos e níveis de consciência dos atores que participam do processo formativo da LEdoC. A abordagem é quali-quantitativa mensurando a agregação de valores vinculados aos níveis de consciência política. A média entre os segmentos estudados traduz em um nível de consciência política populista, onde podemos deduzir uma caracterização e uma relação de tutelamento entre os dois segmentos. Neste sentido podemos intuir que ainda existe um caminho a percorrer para atingirmos uma educação autônoma, libertária e que cumpra os pressupostos da LEdoC.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE VALORES COOPERATIVOS: UMA PROPOSIÇÃO DE MÉTODO QUALIQUANTITATIVO PARA AVALIAR FORMAÇÃO DE SUJEITOS COLETIVOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 149–179, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2017.28.149179. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3914.. Acesso em: 25 nov. 2024.

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