A LIDERANÇA DO PROFESSOR: UMA ABORDAGEM SITUACIONAL

Autores/as

  • Lafayette Correa de Oliveira Junior
  • Fábio Luiz da Silva

Palabras clave:

liderança situacional, gestão da sala de aula, formação de professores.

Resumen

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou demonstrar a aplicabilidade do conceito de liderança situacional, buscando evidências de que sua utilização no contexto educacional possa facilitar as relações entre professores e alunos. Utilizou-se os conceitos de liderança situacional de Hersey e Blanchard (1986) e de gestão do comportamento e relacionamento de Bill Rogers (2008) que, associados a outros autores, permitiu analisar os dados obtidos na pesquisa. A pesquisa de campo configurou-se por meio da aplicação de questionário a 76 professores do ensino superior. Entre os resultados obtidos podemos destacar a posição da maioria dos professores pesquisados, para quem a liderança situacional pode ser um importante elemento para aperfeiçoar a gestão da sala de aula. Com os resultados obtidos pela pesquisa é possível indicar que será frutífero o uso do conceito de liderança situacional em outros estudos sobre o tema da gestão da sala de aula, em seus aspectos comportamentais e de relacionamento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BASCHET, Jérôme. A Civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

________. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar. 2008.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. In: Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, out./ dez., 2015, p. 975-993. Disponível em: . Acesso em 07 jul. 2016.

CASTRO, Amélia Domingues; CARVALHO, Anna Maria P. de. Ensinar a ensinar: didática para escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campos, 2000.

COMENIUS, J. A. (1887) [1685] The Orbis Sensualim Pictus. New York: C.W.Bardeen Publicher, 1887 [1685]. New York/London: Routledge, 2011.

DESCHAMPS, Jean-Claude; MOLINER, Pascal. A identidade em Psicologia Social. Dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014.

GAUTIER, Clermont et al. Por uma teoria pedagógica: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para Administradores: A teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.

LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado. Pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MONTERO, María Lourdes. Comportamento do professor e resultado da aprendizagem: análise de algumas relações. In: COLL, César; PALACIOS, Jesús (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Armed, 2008.

OCDE. Avaliações de políticas nacionais de educação: estado de Santa Catarina, Brasil. Paris, OCDE, 2010.

ROGERS, Bill. Gestão de relacionamento e comportamento em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SCHÖN, Donald A. Formar Professores como profissionais reflexivos. In.: NÓVOA, A (coord.) Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 77 -92.

SCHEERENS, Jaap. A Mensuração da liderança escolar. Brasília: Inep, 2005.

SILVA, Fábio Luiz da; BATTINI, Okçana; KFOURI, Samira Fayez. A questão da identidade do professor. In: Revista Travessias, v.9, n. 1, 2015, p. 157-166. Disponível em: . Acesso em 07 ago. 2016.

SOARES, José Francisco. O Efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: Revista Eletrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 2, n. 2, 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 de jan. de 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

A LIDERANÇA DO PROFESSOR: UMA ABORDAGEM SITUACIONAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 31–50, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3929.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 413

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.