A LIDERANÇA DO PROFESSOR: UMA ABORDAGEM SITUACIONAL
Palabras clave:
liderança situacional, gestão da sala de aula, formação de professores.Resumen
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou demonstrar a aplicabilidade do conceito de liderança situacional, buscando evidências de que sua utilização no contexto educacional possa facilitar as relações entre professores e alunos. Utilizou-se os conceitos de liderança situacional de Hersey e Blanchard (1986) e de gestão do comportamento e relacionamento de Bill Rogers (2008) que, associados a outros autores, permitiu analisar os dados obtidos na pesquisa. A pesquisa de campo configurou-se por meio da aplicação de questionário a 76 professores do ensino superior. Entre os resultados obtidos podemos destacar a posição da maioria dos professores pesquisados, para quem a liderança situacional pode ser um importante elemento para aperfeiçoar a gestão da sala de aula. Com os resultados obtidos pela pesquisa é possível indicar que será frutífero o uso do conceito de liderança situacional em outros estudos sobre o tema da gestão da sala de aula, em seus aspectos comportamentais e de relacionamento.Descargas
Referencias
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BASCHET, Jérôme. A Civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
________. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar. 2008.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. In: Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, out./ dez., 2015, p. 975-993. Disponível em: . Acesso em 07 jul. 2016.
CASTRO, Amélia Domingues; CARVALHO, Anna Maria P. de. Ensinar a ensinar: didática para escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campos, 2000.
COMENIUS, J. A. (1887) [1685] The Orbis Sensualim Pictus. New York: C.W.Bardeen Publicher, 1887 [1685]. New York/London: Routledge, 2011.
DESCHAMPS, Jean-Claude; MOLINER, Pascal. A identidade em Psicologia Social. Dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014.
GAUTIER, Clermont et al. Por uma teoria pedagógica: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para Administradores: A teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.
LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado. Pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MONTERO, María Lourdes. Comportamento do professor e resultado da aprendizagem: análise de algumas relações. In: COLL, César; PALACIOS, Jesús (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Armed, 2008.
OCDE. Avaliações de políticas nacionais de educação: estado de Santa Catarina, Brasil. Paris, OCDE, 2010.
ROGERS, Bill. Gestão de relacionamento e comportamento em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SCHÖN, Donald A. Formar Professores como profissionais reflexivos. In.: NÓVOA, A (coord.) Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 77 -92.
SCHEERENS, Jaap. A Mensuração da liderança escolar. Brasília: Inep, 2005.
SILVA, Fábio Luiz da; BATTINI, Okçana; KFOURI, Samira Fayez. A questão da identidade do professor. In: Revista Travessias, v.9, n. 1, 2015, p. 157-166. Disponível em: . Acesso em 07 ago. 2016.
SOARES, José Francisco. O Efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: Revista Eletrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 2, n. 2, 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 de jan. de 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".