PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF

Autores/as

  • Rosely A. Romanelli

Palabras clave:

Antroposofia, Arte, educação Waldorf, razão e sensibilidade.

Resumen

Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AEPPLI, Willi. The Care and Development of the human senses – Rudolf Steiner's work on the significance of the senses in education. Great Britain: Published by the Steiner Schools Fellowship, 1993.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL. Para a estruturação do ensino do 1º ao 8º ano nas Escolas Waldorf/Rudolf Steiner. Projeto Pedagógico elaborado pela Seção Pedagógica do Goetheanum e pelo Centro de Pesquisas Pedagógicas da Federação de Escolas Waldorf Livres: 1999.

GOETHE, J. W. Doutrina das Cores. São Paulo: Ed. Nova Alexandria, 1993.

_________. Escritos sobre Arte. São Paulo: Associação Editorial Humanitas/ Imprensa Oficial, 2005.

_________. Imitação simples da natureza, Maneira e Estilo. (Tradução Marcelo da Veiga). Anuário da Pós-Graduação em Literatura Brasileira e Teoria Literária da UFSC, 1996, disponível em http://www.cce.ufsc.br/he/alemao/profe/ goethe.html, p. 1-3.

HILLMAN, James. Anima – Anatomia de uma Noção Personificada. São Paulo: Ed. Cultrix, 1990.

JUNG, Carl G. O Desenvolvimento da Personalidade. Petrópolis. Ed. Vozes, 1981.

_________. A Natureza da Psique. 3. ed., Petrópolis, Ed. Vozes, 1997.

_________. A Energia Psíquica. 6. ed., Petrópolis. Ed. Vozes, 1997a.

_________. Tipos Psicológicos. Petrópolis, Ed. Vozes, 1991.

_________. O Espírito na Arte e na Ciência. Petrópolis: Ed. Vozes, 1991a. JUNG, Emma. Animus e Anima. São Paulo: Ed. Cultrix, 1995.

PASSERINI, Sueli P. O fio de Ariadne – um caminho para a narração de histórias. 2. ed., São Paulo: Ed. Antroposófica, 2004.

RAFF, Jeffrey. Jung e a Imaginação Alquímica. São Paulo: Ed. Mandari, 2002.

ROMANELLI, Rosely A. A PEDAGOGIA WALDORF: Contribuição para o Paradigma Educacional Atual sob o ponto de vista do Imaginário, da Cultura e da Educação. São Paulo, 2000. Dissertação (mestrado em educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

________. A arte e o desenvolvimento cognitivo: um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-152112/pt-br.php

STEINER, Rudolf. Antropologia Medidativa. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1997.

_________. A Arte da Educação – I. 2. ed., São Paulo: Ed. Antroposófica, 1995.

_________. A Arte da Educação II – metodologia e didática no ensino Waldorf. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1992.

_________. Arte e Estética Segundo Goethe. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1997.

_________. Andar, Falar e Pensar / A Atividade Lúdica. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1990.

_________. O Conhecimento do Homem como Fundamento do Ensino. São Paulo: Associação Pedagógica Rudolf Steiner, 1980.

_________. Educação na Puberdade / A Atuação Artística no Ensino. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1990.

_________. A Filosofia da Liberdade. 2. ed., São Paulo: São Paulo: Ed. Antroposófica, 1988.

________. Linhas Básicas para uma Teoria do Conhecimento na Cosmovisão de Goethe. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1986.

________. The New Art of Education. London: Anthroposophical Publishing CO. New York: Anthroposophic Press, 1928.

________. A Obra Científica de Goethe. São Paulo: Ed Antroposófica, 1984.

________. Pedagogia, Arte e Moral. São Paulo: Ed. João de Barro, 2008.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

ROMANELLI, Rosely A. PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 177–198, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936. Acesso em: 6 mar. 2025.