A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Marilei Casturina Mendes
  • Verônica Volsk

Palabras clave:

formação profissional, docência universitária, formação permanente

Resumen

Neste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

MENDES, Marilei Casturina; VOLSK, Verônica. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 15–29, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972. Acesso em: 23 feb. 2025.