A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Rogério Marques de Almeida
  • Larissa Beraldo Kawashima
  • Giulia Schauffer
  • Elisangela Almeida Barbosa
  • Fabricio Cesar de Paula Ravagnani

Palabras clave:

educação física, ensino médio profissionalizante, práticas pedagógicas.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a organização da Educação Física proposta em três Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), dois situados em Cuiabá e o terceiro em São Vicente, discorrendo sobre práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores responsáveis por essa disciplina. Apresenta breve relato sobre a inserção da Educação Física na estrutura curricular do IFMT, a estrutura da disciplina em cada Campus, a forma de organização das turmas, seguido do relato de experiências de três professores de Educação Física do IFMT. O trabalho configura-se como qualitativo-descritivo. Os relatos indicam que é possível ministrar aulas de Educação Física com qualidade, conscientizando os alunos da importância da disciplina e proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos relevantes para suas vidas.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

ALMEIDA, Rogério Marques de; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SCHAUFFER, Giulia; BARBOSA, Elisangela Almeida; RAVAGNANI, Fabricio Cesar de Paula. A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS CAMPI DO IFMT: DO SABER INSTITUÍDO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 35–54, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3987. Acesso em: 12 mar. 2025.