O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER

Autores/as

  • Marcos Alexandre Alves

Palabras clave:

filosofia, ensino, educação, ética.

Resumen

Neste texto pretende-se mostrar que, em um cenário marcado pela primazia do conhecimento técnico-científico, cabe à filosofia, em particular ao seu ensino, responder e proporcionar com esforço a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Ou seja, que a primeira preocupação do processo educativo não pode ser com a mera formação dos funcionários de um sistema vigente, mas com o ato de personalização da pessoa, com o processo de emancipação e responsabilização do homem.

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Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

ALVES, Marcos Alexandre. O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 139–152, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994. Acesso em: 23 feb. 2025.