FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.6179

Resumo

O presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade.

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Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Docente do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

DALMASO, Alice Copetti; RIGUE, Fernanda Monteiro. FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 61–79, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.6179. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO