Pedagogia em ambientes não escolares: Um olhar a partir de experiências docentes e discentes na formação em Pedagogia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392325

Palavras-chave:

Educação, Formação de educadores, Pedagogia, Espaços não escolares

Resumo

Resumo: Trata-se de uma reflexão a partir de olhares sobre a formação oferecida em Pedagogia na temática: Pedagogia em ambientes não escolares. Falamos de um curso de Pedagogia de uma Universidade Pública no estado de Mato Grosso-MT. O Objetivo principal é apresentar a experiência de docência desenvolvida ao longo de 15 anos, a partir da inclusão desta área de conhecimento na formação em Pedagogia, tendo como referência a resolução CNE 01 de maio de 2006. Como método de levantamento de dados, buscar no PPC do curso todas as referências ao assunto em questão, bem como nos servimos do que vivenciamos nos estágios, juntamente com os cursistas em Pedagogia ao longo deste período. Nossos principais aportes teóricos são Gohn, Torres e Severo. Como resultados, apresentamos as experiências obtidas, principalmente em instituições religiosas, instituições públicas civis da área da assistência social e de pequenas experiências realizadas em pequenas empresas, além de instituições de apoio a menores infratores ou de dependentes de algum tipo de vício. Em todas as situações verificamos a atuação do pedagogo como organizador do planejamento educacional que ocorre nestas instituições ou como alguém que acompanha e auxilia neste trabalho.

Palavras Chave: Educação, Formação de educadores, Pedagogia, Espaços não escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Luiz Muller, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor Doutor do curso de Pedagogia da FACHLIN - Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT- Brasil

    http://orcid.org/0000-0002-0422-9836

    jose.muller@unemat.br

  • Adil Antônio Alves de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor do curso de Pedagogia da FACHLIN - Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT-Brasil

    http://orcid.org/0009-0002-8675-4550

    adil.antonio@unemat.br

  • Hélio Vieira Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor Doutor do curso de Pedagogia da FACHLIN - Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT- Brasil

    https://orcid.org/0009-0000-0435-5392

    heliojr@unemat.br 

     

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006

GADOTT, Moacir. A Questão Da Educação Formal/Não-Formal. – Sion Suiça- Institut International Des Droits De L’enfant (Ide) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? (2005)

Disponível:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf

Acessado aos 25/05/2023

GOHN, Ma da Glória. Educação Não-Formal, Participação da Sociedade Civil E Estruturas Colegiadas Nas Escolas. Não-Fronteiras: Universos Da Educação Não-Formal / prefácio Olga Rodrigues de Moraes von Simson; texto Maria da Glória Gohn; dados quantitativos Renata Sieiro Fernandes; Ilustração Andrés Sandoval, Mariana Zanetti. -- São Paulo : Itaú Cultural, 2007. 96 p. : il. color. ; 21 cm x 24 cm (Rumos Educação Cultura e Arte, 2).

HORN, Cláudia Inês; OLEGÁRIO, Fabiane. As práticas investigativas e o diário de campo na formação do pedagogo em espaços não escolares. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 265–279, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159. Acesso em: 25 mar. 2024.

MARQUES, Mário Osório. Pedagogia – a ciência do educador. Ijui, RS, Ed. UNIJUI, 1996.

SOUSA, Jaqueline Almeida; FERREIRA, Lúcia Gracia. Educação Em Espaços Não Escolares: O Centro de Referência Em Assistência Social (Cras) Como Campo de Desenvolvimento Educacional ou Pedagógico. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 137–153, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984.

Acesso em: 25 mar. 2024.

TORRES, C. A. A política da educação não formal na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.

UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus universitário de Sinop. PPC Pedagogia 2007 – Arquivo fornecido pela direção do curso.

UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus universitário de Sinop PPC Pedagogia 2014

Disponível em:- http://portal.unemat.br/media/files/1_1_1%20-%20PPC%20de%20Pedagogia%20-%20Sinop.pdf - Acessado em 10 agosto de 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

MULLER, José Luiz; OLIVEIRA, Adil Antônio Alves de; VIEIRA JÚNIOR, Hélio. Pedagogia em ambientes não escolares: Um olhar a partir de experiências docentes e discentes na formação em Pedagogia. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392325, 2024. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392325. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12449. Acesso em: 23 fev. 2025.