Cultivando saberes: ensino por investigação com estudantes da educação especial
Cultivating knowledge: inquiry-based teaching with special education students
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13694Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Educação Especial, Ensino por Investigação, Inclusão, Prática PedagógicaResumo
O ensino de Ciências por investigação tem sido apontado por diferentes autores como uma abordagem que favorece a construção de conhecimentos por meio da problematização, da experimentação e da participação ativa dos estudantes. Este artigo apresenta uma experiência investigativa desenvolvida com estudantes do 7º ano da Educação Especial, em uma instituição privada com currículo adaptado. A proposta consistiu na observação do crescimento de fungos em alimentos, ao longo de três semanas, com o objetivo de promover a formulação de hipóteses, o registro sistemático e a construção coletiva de significados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o estudo de caso (Yin, 2015) com análise descritiva interpretativa e registros em diário de campo. Os dados indicam diferentes formas de participação dos estudantes, apontando para a possibilidade de integrar práticas investigativas ao contexto da Educação Especial, com base na escuta e na mediação docente.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
BARRETO, Raquel Souza da Silva; SANTOS, Eduardo da Silva. Ensino de ciências por investigação: o que dizem os artigos publicados entre 2015 e 2020. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 91-108, 2020. Disponível em: https://revistas.unesp.br/revista_ciencia_em_extensao. Acesso em: 04 maio 2025.
CARVALHO, Isabel Martins. Ensino de Ciências por investigação: condições para sua implementação na sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
DEL PINO, José Cláudio. Educação Inclusiva e Ciências Naturais: uma prática investigativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
FONSECA, Caroline; MARANDINO, Martha. O papel das atividades investigativas no ensino de Ciências: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://www.rbpce.abrapec.net.br. Acesso em: 04 maio 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Luciana; PEREIRA, Carla. Ensino por investigação e educação inclusiva: práticas possíveis no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu. Acesso em: 04 maio 2025.
HODSON, Derek. Por que ensinar ciência?. Tradução de Eliane A. Del Ciampo. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
LIMA, Juliana da Silva; SILVA, Amanda Duarte. Estratégias investigativas na educação especial: caminhos para a aprendizagem significativa em Ciências. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 27, n. 2, p. 285-304, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee. Acesso em: 04 maio 2025.
LOUZANO, Carlos F. B. Ensino de Ciências e inclusão: reflexões sobre práticas investigativas. Campinas: Papirus, 2021.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação inclusiva: em busca de uma escola para todos. Petrópolis: Vozes, 2021.
MORO, Catarina. Metodologias ativas no ensino de Ciências para a Educação Especial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 12., 2021, São Paulo: ABRAPEC, 2021. Disponível em: https://www.abrapecnet.org.br/enpec.bAcesso em: 28 out. 2025.
MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Philip H. Ensino de ciências: a linguagem, o discurso e a experiência do aluno. Trad. J. E. G. Araújo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
REIS, Pedro da Silva; GALVÃO, Cecília. Investigação no ensino de ciências: concepções de professores portugueses e implicações na prática. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e24639, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio. Acesso em: 04 maio 2025.
SANTOS, Flavia Rezende; MORTIMER, Eduardo Fleury. O ensino por investigação em aulas de Ciências: oportunidades de aprendizagem para além do conteúdo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250046, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu. Acesso em: 04 maio 2025.
SILVA, Aline Roberta da. A importância da legitimação das múltiplas linguagens na Educação Inclusiva. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, e256489, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es. Acesso em: 04 maio 2025.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
STRECK, Danilo R. Educação como processo dialógico: caminhos da pesquisa participante. Petrópolis: Vozes, 2022.
VALLE, Lilian do. A diferença na escola: desafios da inclusão. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.
VIEIRA, Lívia Fraga. O ensino por investigação na perspectiva da educação inclusiva. In: CARVALHO, Isabel Martins; GARCIA, Patrícia Almeida (orgs.). Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: práticas e reflexões. Curitiba: CRV, 2020.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinicius Azambuja Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














