Tecnodiversidade: um convite ao repensar tecnológico e educacional e as emoções humanas
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13695Palavras-chave:
tecnodiversidade, cosmotécnica, educação, descolonização, tecnologiaResumo
O presente artigo analisa a obra Tecnodiversidade (2020), de Yuk Hui, filósofo chinês reconhecido por seus estudos sobre tecnologia e cultura. A obra propõe uma rearticulação do entendimento da tecnologia a partir da pluralidade de cosmotécnicas, questionando a centralidade do pensamento tecnológico ocidental e suas raízes coloniais. Ao longo de sete ensaios, Hui critica a visão instrumental e capitalista da tecnologia, destacando a importância de reconhecer saberes diversos e integrá-los a uma perspectiva ética e humanizadora. A resenha estabelece diálogos com autores como Paulo Freire, Luiz Antônio Simas e Marc Augé, abordando as implicações culturais, educacionais e emocionais da relação entre tecnologia e sociedade. Destaca-se a necessidade de uma educação para além da racionalidade técnica, que incorpora subjetividades, afetos e repertórios culturais. Conclui-se que a obra de Hui é fundamental para pensar a formação docente e a construção de um futuro educacional mais justo, plural e sensível às diferenças culturais.
Downloads
Referências
AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Paz e Terra; 1992.
FREIRE, P. Professora Sim, Tia Não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
HUI, Y. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
HUI, Y. Recursividad y Contingencia. Caja Negra. 2022.
SANTANA, G. B.; SILVEIRA, M. B. R. Tecnodiversidade, de Yuk Hui. Conversas & Controvérsias, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e41182-e41182, 2021.
SIMAS, A. L. Aula inaugural: A Educação como Encantamento.YouTube- Canal: EPSJV - Fiocruz, 59 min 02 s. 10/08/2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=tCWIwahdCJM&t=1280s> Acesso em abr 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiano da Cruz Fraga, Cecilia Decarli, Cíntia Inês Boll

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001














