A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR

Autores

  • Ademar de Lima Carvalho

Palavras-chave:

avaliação, prática educativa, aprendizagem

Resumo

O presente artigo aborda a questão da avaliação do processo ensino e aprendizagem. Para refletir sobre a prática avaliativa, tomo como eixo norteador de inspiração metodológica a experiência educativa de “ensinante e aprendiz”, ancorado ao aporte teórico da pedagogia crítica na dimensão do pensamento epistemológico e educativo freiriano. Parto da compreensão que a avaliação é resultado da concepção de educação e tem uma relação indissociável à organização do trabalho pedagógico da escola. N este movimento, entende-se que, o ato de avaliar não é neutro, obedece a regras técnicas e políticas. Desta feita, aqui a avaliação está sendo compreendida como um ato político que potencializa o desenvolvimento da capacidade de o aluno pensar, construir e reconstruir conhecimento.

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Referências

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 9–22, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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