A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR

Autores

  • Ademar de Lima Carvalho

Palavras-chave:

avaliação, prática educativa, aprendizagem

Resumo

O presente artigo aborda a questão da avaliação do processo ensino e aprendizagem. Para refletir sobre a prática avaliativa, tomo como eixo norteador de inspiração metodológica a experiência educativa de “ensinante e aprendiz”, ancorado ao aporte teórico da pedagogia crítica na dimensão do pensamento epistemológico e educativo freiriano. Parto da compreensão que a avaliação é resultado da concepção de educação e tem uma relação indissociável à organização do trabalho pedagógico da escola. N este movimento, entende-se que, o ato de avaliar não é neutro, obedece a regras técnicas e políticas. Desta feita, aqui a avaliação está sendo compreendida como um ato político que potencializa o desenvolvimento da capacidade de o aluno pensar, construir e reconstruir conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ÁLVAREZ MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer: examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CARVALHO , Ademar de Lima. O s caminhos perversos da educação:

a luta pela apropriação no cotidiano da sala de aula. Marília. São Paulo. 2002. (Tese de doutorado).

CORREA, Rosa Maria. “O não-aprender”. In: Presença pedagógica.

V.9 n.54. Nov/ dez. 2003. p. 68-72.

DEMO , Pedro. Avaliação sobre olhar propedêutico. Campinas: Papirus, 1996.

ESTABAN, Maria Teresa. “Avaliação no cotidiano escolar”. In: Avaliação: uma prática de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999, p.7-27.

FREITAS, Luiz Carlos. Ciclo, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GADOTTI, Moacir. “Entrevista”. In: Professor. Ano 1. n.2. Nov/2003.

GILES, Thomas Ransom. Filosofia da educação. São Paulo: EPU,1983.

MENDES, Olenir Maria; RICHTER, Leonice Matilde. Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos de formação. In: Presença pedagógica. V.9. n.54.Nov/ dez. 2003. p. 21-29.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é/ Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 9–22, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 152

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.