INTERDISCIPLINARIDADE: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS
Palavras-chave:
Disciplinaridade, Currículo, Interdisciplinaridade, Formação de professores.Resumo
Neste estudo o autor aborda a necessidade do diálogo entre as disciplinas como uma possibilidade de avanço do movimento pela interdisciplinaridade. Para situar esse movimento faz uma reconstituição histórica da disciplinaridade – surgida a partir da modernidade no Século XVI, na qual o conhecimento passa por uma profunda mudança na sua organização, culminando com a substituição do trivium e quadrivium (medievais) por uma nova lógica, organizada em disciplinas. Embasado nos estudos curriculares, mostra ainda a relação existente entre o desenvolvimento curricular e a interdisciplinaridade – uma tendência que não se apresenta como uma teoria do currículo, mas tão somente como um movimento pedagógico, denominado por Veiga-Neto (1997) de movimento pela interdisciplinaridade. Sem desconsiderar os esforços em favor da interdisciplinaridade e apoiando-se nas idéias de Veiga-Neto, o autor estabelece uma crítica ao movimento pela interdisciplinaridade (de inspiração iluminista), conforme os escritos de Gusdorf (Prefácio do livro Interdisciplinaridade e Patologia do Saber, de Japiassu, 1976) dentre outros – movimento esse que deposita a fé na razão como um caminho seguro para reverter uma “patologia” que se abate sobre o mundo do saber dividido em disciplinas. Enfatiza a importância da disciplinaridade como fundamento para a interdisciplinaridade. Finalmente, apresenta o diálogo entre as disciplinas (numa tensão permanente e produtiva) como uma possibilidade de avanço do movimento pela interdisciplinaridade na formação de professores.Downloads
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