A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.181193Palabras clave:
fenomenologia, percepção, pesquisa educacional.Resumen
Trata-se de artigo que apresenta questões gerais do pensamento fenomenológico e evidencia concepções do filósofoMaurice Merleau-Ponty presentes em pesquisas educacionais acerca do indivíduo dito diferente. Evidencia a contribuição do pesquisador na compreensão da relação entre o corpo e o mundo. Compreende a realidade como produto da percepção individual. Portanto, a partir de suas concepções, depreende-se que nenhuma pesquisa é asséptica ou desprovida da humanidade do pesquisador, mas, pelo contrário, é constituída do ser/estar-mundo em suas análises. Como conclusão, apresenta a existência de um fio condutor dos estudos fenomenológicos: a busca pelo fenômeno tendo como premissa básica penetrá-lo, desvelá-lo e interpretá-lo como relação.Descargas
Referencias
AMATUZZI, Mauro Martins. Por uma psicologia humana. São Paulo: Alínea, 2010.
BEZERRA, Katharyne. Filosofia de Merleau-Ponty. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.
FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira, 1993.
GOMES, Vitor. A fenomenologia da resiliência: teorias e histórias de vida. Curitiba: CRV, 2016.
GOMES, Vitor. Três formas de ser resiliente:(des)velando a resiliência no espaço escolar. 2004. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória: Ufes, 2004.
GOMES, Vitor. Um diálogo fenomenológico com a educação social: experiências de um educador. Revista da Faed. Cáceres, v. 20, ano 11, n. 2, 2013, p. 127-137.
GOMES, Vito. Uma reflexão fenomenológica sobre a diferença: da incompreensão a uma subjetividade inclusiva. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2.; SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 13., 2012, Vitória-ES. A educação especial no cenário brasileiro: indícios, registros e práticas de inclusão. Vitória-ES: Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. v. 1.
GOMES, Vitor; MAFEZONI, Andressa.Sexualidade e necessidade especial: lições e reflexões a partir de Gaby, uma história verdadeira. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS, 7., 2013, Rio De Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade. Rio de Janeiro: Uerj, 2013. v. 1. p. 1.
______. As Concepções de alunos da educação a distância acerca do processo de inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2.; SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 13., 2012, Vitória-ES. A educação especial no cenário brasileiro: indícios, registros e práticas de inclusão. Vitória-ES: Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. v. 1.
HOLANDA, Adriano Furtado. Pesquisa fenomenológica e psicologia eidética: elementos para um entendimento metodológico. In: BRUNS, Maria Alves de Toledo;
HOLANDA, Adriano Furtado(Org.).Psicologia e fenomenologia: reflexões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2003.
LIMA, Antônio Balbino Marçal. Merleau-Ponty e a questão do corpo nas ciências humanas. Saberes em perspec., Jequié, v. 2,n. 3, maio/ago, 2012, p.29-40. Disponível em:<http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva/article/viewFile/art2/pdf_6>. Acesso em: 9 maio. 2017.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983.
MAURI, Renato Garibaldi. O corpo através da perspectiva filosófica. Revista Acta Científica. Unasp, v. 22, n. 1, jan/abr , 2013, p. 37-46.
MERLEAU PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto de Moura. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
MERLEAU PONTY, Maurice. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.
NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estud. Psicol. (Natal) , Natal, v. 13, n. 2, ago, 2008, p.141-148. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26113602006>. Acesso em: 16 jun. 2017.
OLIVEIRA, Valmir Aparecido de et al . Obesidade e grupo: a contribuição de Merleau-Ponty. Vínculo, São Paulo , v. 7, n. 1, jun, 2010, p.45-54 . Disponível em <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26113602006>. Acesso em: 16 jun. 2017.
PIROVANE, Thalitta Pereira; GOMES, Vitor. O cinema como possibilidade de inclusão: uma oportunidade de educar o outro. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.- Cient.Pos-Grad. Educ.,Vitória-ES, v. 18,n. 1,jan./jul. 2012, p.57-69.
VERISSIMO, Danilo Saretta; FURLAN, Reinaldo. Entre a filosofia e a ciência: Merleau-Ponty e a Psicologia. Paidéia,.Ribeirão Preto, v 17, n. 38. dez., 2007, p. 331-342. Disponível em . Acesso em: 16 jun. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL SE SÃO CARLOS (UFSCAR). Biografias: Maurice Merleau-Ponty. Disponível em:<http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/bio_ponty.html>. Acesso em 19 fev. 2018
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














