O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa
  • Thiago Cristina Domingos da Garcia

Palavras-chave:

matemática, cadernos, 1º ano, ensino fundamental

Resumo

Nesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

NAKAZAWA, Anne Harumi Mizuguchi; GARCIA, Thiago Cristina Domingos da. O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 53–68, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962. Acesso em: 6 mar. 2025.