O PROGRAMA GESTÃO NOTA 10 DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: DECORRÊNCIAS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Teise de Oliveira Guaranha Garcia
  • Theresa Maria Freitas Adrião
  • Lisete Regina Gomes Arelaro

Palavras-chave:

parceria público-privada, IAS, gestão educacional, escola pública

Resumo

o artigo caracteriza e analisa a implantação do Programa Gestão Nota 10 em São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, no contexto de pesquisa de âmbito nacional financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. O Programa, desenvolvido por meio de parceria firmada entre a municipalidade e o Instituto Ayrton Senna, IAS, ocorreu entre os anos de 2005 e 2008. O trabalho de campo indicou que a instituição privada exerceu forte ingerência sobre a gestão educacional no que se refere às formas de organização e controle do trabalho de especialistas e docentes, permanecendo após o término da parceria, procedimentos decorrentes de suas orientações. Conclui-se que o modelo de gestão adotado pelo IAS se pauta em concepções centralizadoras que não contribuem para a produção de uma escola pública de qualidade.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; ADRIÃO, Theresa Maria Freitas; ARELARO, Lisete Regina Gomes. O PROGRAMA GESTÃO NOTA 10 DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: DECORRÊNCIAS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 123–142, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4011. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO

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