IMPLICAÇÕES DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A GESTÃO E AUTONOMIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
Palavras-chave:
Parceria público-privada, gestão educacional, autonomia.Resumo
Este texto focaliza a parceria público-privada entre o Município de Cáceres-MT e o Instituto Ayrton Senna (IAS) e tem por objetivo discutir as implicações do Programa Gestão Nota 10 (2005-2009) para a gestão do sistema educacional com desdobramentos em relação à autonomia no trabalho de gestores da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores de uma escola da rede pública municipal selecionada para a pesquisa. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, análise de documentos e estudos bibliográficos. Os resultados evidenciam que a referida parceria possibilitou a implementação de princípios da administração empresarial na gestão educacional e indicam o cerceamento da autonomia de gestores municipais e escolares e de professores da escola pesquisada.Downloads
Referências
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Entrevistas
ENTREVISTADO A. Coordenadora Pedagógica da “Escola Municipal Mato Grosso”, entre 2002 e 2007 e de 2008 a 2009. Entrevista concedida a Marilda de Oliveira Costa, em 08 de dezembro de 2009.
ENTREVISTADO B. Diretora da “Escola Municipal Mato Grosso”, de novembro de 2000 a 2009. Entrevista concedida a Marilda de Oliveira Costa, em 14 de abril de 2009.
ENTREVISTADO C. Professora da “Escola Municipal Mato Grosso”. Entrevista concedida a Fernanda Sortica de Farias Lima, em dezembro de 2009.
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