A implementação do ensino da educação para as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo do curso de Relações Internacionais nas Universidades públicas brasileiras.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.105122

Palavras-chave:

Educação, Relações Étnico-raciais, Relações Internacionais, Projetos Político Pedagógico, Universidades Públicas

Resumo

O presente estudo tem por finalidade fazer um mapeamento da situação atual dos cursos de Relações Internacionais nas Universidade Públicas brasileiras quanto a implementação do ensino da Educação para as Relações Étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em seus respectivos currículos. Para isso, essa pesquisa consistiu na análise qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e currículos dos 28 cursos de Relações Internacionais existentes atualmente nas universidades federais, estaduais e municipais públicas do Brasil, a fim de se traçar a situação nacional dos cursos de RI e melhor se compreender o nível de adesão dos mesmos aos parâmetros e diretrizes curriculares nacionais. O enfoque da análise consistiu em localizar nos Projetos Político Pedagógico desses cursos ações concretas que vão em encontro com as diretrizes curriculares nacionais, tais como a inclusão de disciplinas, bibliografias e demais atividades curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC/CNE, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais. MEC/CNE/CES, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/73651-rces004-17-pdf/file>.

GOMES, Nilma Lino e RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Resistência Democrática: A Questão Racial e a Constituição Federal de 1988. Educação & Sociedade, v. 39, n. 145, pp. 928-945, 2018.

PAIXÃO, Mayara. O Movimento Negro e a Constituição de 1988: Uma Revolução em Andamento. Brasil de Fato, 2019. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/especiais/o-movimento-negro-e-a-constituicao-de-1988-uma-revolucao-em-andamento>.

SANTOS, Natália Neris da Silva. A voz e a palavra do Movimento Negro na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988): um estudo das demandas por direitos. Dissertação (mestrado) - Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2015. Disponível em:<https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13699/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nat%c3%a1lia%20Neris.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.

Projeto Político Pedagógico/Currículo dos Curso de RI

FURG. Currículo Curso de Relações Internacionais - Programa das Disciplinas. Rio Grande - RS, 2021. Disponível em: <https://ri.furg.br/qsl/programa-das-disciplinas>.

UEPA. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Belém - PA, 2016. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/prograd/index.php/downloads/ppc/ccnt/259-ppc-relacoes-internacionais-vf/download.html>.

UEPB. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS - BACHARELADO - Campus V. João Pessoa - PB, 2016. Disponível em: <http://proreitorias.uepb.edu.br/prograd/download/0123-2016-PPC-Campus-V-CCBSA-Relacoes-Internacionais-ANEXO.pdf>.

UERJ. Ementário de Relações Internacionais. Rio de Janeiro - RJ, 2021. Disponível em: <http://www.ementario.uerj.br/cursos/relacoes_internacionais.html>.

UFABC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Santo André/São Bernardo do Campo - SP, 2015. Disponível em: <https://prograd.ufabc.edu.br/doc/pp_bach_relacoes_internacionais.pdf>.

UFF. Disciplinas e a matriz curricular. Niterói - RJ, 2021. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=curso/relacoes-internacionais/108648/bacharelado/niteroi>.

UFG. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Goiânia - GO, 2013. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/106/o/Resolucao_CEPEC_2015_1384_RI_%281%29.pdf>.

UFGD. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Dourados - MS, 2017. Disponível em: <https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PPC%20Rela%C3%A7%C3%B5es%20Internacionais%202017.pdf>.

UFMG. Relações Econômicas Internacionais - Bacharelado//Formação Livre - Estrutura Curricular. Belo Horizonte - MG, 2021. <https://ufmg.br/cursos/graduacao/2357/91066>.

UFPB. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. João Pessoa - PB, 2011. Disponível em: <http://www.ccsa.ufpb.br/ccri/contents/documentos/curso/projeto-pedagogico-do-curso.pdf>

UFPEL. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Pelotas - RS, 2020. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/ri/files/2020/12/PPC-RI-2020-_ABRIL.pdf>.

UFRGS. Currículo Curso de Relações Internacionais - Programa das Disciplinas. Porto Alegre - RS, 2021. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=357>.

UFRJ. Curso de Graduação em Relações Internacionais. Rio de Janeiro - RJ, 2021. Disponível em: <https://siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositorio-curriculo/D359E60A-92A4-F799-5FBF-C2EB6FF9E918.html>.

UFRR. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Boa Vista - RR, 2015. Disponível em: <http://ufrr.br/relacoesinternacionais/index.php/component/phocadownload/category/9-ppc>.

UFRRJ. Curso Bacharelado em Relações Internacionais. Seropédica - RJ, 2013. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/grad/ri/files/2015/03/PPC-curso-RI-UFRRJ.pdf>.

UFS. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Internacionais, bacharelado. São Cristóvão - SE, 2011. Disponível em: <https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/verProducao?idProducao=127727&key=6050c5e05372d70e538db36464608dc1>.

UFSC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. CURRÍCULO DO CURSO. Florianópolis - SC, 2021. Disponível em: <https://cursori.paginas.ufsc.br/files/2017/04/Projeto-Pedag%C3%B3gico-RI-2009-oficial.pdf> <http://cagr.sistemas.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?curso=340>.

UFSM. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Santa Maria - RS, 2018. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/474/2021/01/PPC-RI-COMPLETO.pdf>.

UFT. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Relações Internacionais (Campus de Porto Nacional). Palmas - TO, 2014. Disponível em: <https://docs.uft.edu.br/share/s/IFHSgWvuTSiH2suJE4QxFg>.

UFU. PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação – Bacharelado em Relações Internacionais. Uberlândia - MG, 2008. Disponível em: <http://www.ieri.ufu.br/system/files/conteudo/ri_projeto_pedagogico.pdf>.

UnB. Projeto Pedagógico do Bacharelado em Relações Internacionais. Brasília - DF, 2004. Disponível em: <https://irelunb.files.wordpress.com/2019/01/projeto-pedag%C3%93gico-de-rela%C3%87%C3%95es-internacionais-1.pdf>.

UNESP. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Marília - SP, 2018. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/RelacoesInternac/ppp_riatual.pdf><https://www.franca.unesp.br/Home/Graduacao37/2a-rin-2018.pdf>.

UNIFAP. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Macapá - AP, 2013. Disponível em: <https://www2.unifap.br/relacoesinternacionais/files/2013/12/PPC-RI.pdf>.

UNIFESP. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Osasco - SP, 2013. Disponível em: <https://www.unifesp.br/campus/osa2/images/PDF/PPC_Relacoes_Internacionais_dez_2013.pdf>.

UNILA. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTEGRAÇÃO. Foz do Iguaçu - PR, 2013. Disponível em: <https://portal.unila.edu.br/graduacao/relacoes-internacionais/ppc>.

UNILAB. PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS – BACHARELADO. São Francisco do Conde - BA 2017. Disponível em: <http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/PPC-Rela%C3%A7%C3%B5es-Internacionais-Terceira-Vers%C3%A3o-17-FEV-2017.pdf>.

UNIPAMPA. RELAÇÕES INTERNACIONAIS - PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Santana do Livramento - RS, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/131/10/PPC_Rela%C3%A7%C3%B5es%20Internacionais_revisado_maio2019.pdf>.

USP. PROJETO PEDAGÓGICO BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. São Paulo - SP, 2019. Disponível em: <http://143.107.26.205/documentos/Projeto_Pedagogico_IRI_2019.pdf>.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

ALCÂNTARA CONDE DA SILVA, Bruno. A implementação do ensino da educação para as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo do curso de Relações Internacionais nas Universidades públicas brasileiras. . Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 105–122, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.105122. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5930. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO