ART AS FACES DE LÉLIA GONZALEZ EM MIM: UMA OBRA DAS ESCREVIVÊNCIAS DE 57 AUTORAS DO COLETIVO MULHERES DO LER IV
Palavras-chave:
IV Coletivo de Mulheres. Negritude. Lélia Gonzalez.Resumo
Nosso artigo apresenta partes de um livro chamado “As faces de Lélia Gonzalez em mim”, contendo os diálogos que 57 mulheres brasileiras do coletivo Mulheres do Ler IV realizaram com a autora Lélia, sendo a maior parte delas mulheres negras, periféricas, ribeirinhas. A maioria das autoras é da Baixada Fluminense, do Rio de Janeiro, sendo duas do Rio Grande do Sul, duas de São Paulo e uma de Genebra na Suíça. A obra publicada pela editora Metanoia, selou com chave de ouro seu lançamento no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha/Teatro Metodista em Queimados/RJ com mais de cento e vinte pessoas. Esta obra vem cada vez mais
conquistando espaços na sociedade carioca e repercutindo na vida destas mulheres por vários motivos, entre eles, por apresentar uma linguagem fácil e acessível.
Downloads
Referências
GONZALEZ, Lélia. As faces de Lélia Gonzalez em mim. Adina Silva Quintanilha... (et al); organizadoras Honório, Rosangela e Macedo, Lauane, Penha. Rio de Janeiro. Ed. Metanoia 2023.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano:ensaios, intervenções e diálogos/ organização Flávia Rios, Márcia Lima. Rio de Janeiro; Zahar, 2020.
GONZALEZ, Lélia, HANSENBALG, Carlos. Lugar de Negro – Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
Recebido: 25/03/2023
Aprovado: 20/04/2023
Publicado: 01/05/2023