O BUQUÊ DE CAMILO PESSANHA E LI BAI

A BOTÂNICA E O INVERNO

Autores

  • Higor Lima da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v15.5931

Palavras-chave:

Amor, Cromatismo, Lusofonia, Rosa, Sinofonia

Resumo

Neste artigo, pretendemos explorar a representação das rosas e do branco e vermelho como fontes centrais de sentido poético-discursivo, tanto no soneto “Floriram por engano as rosas bravas”, de Camilo Pessanha, quanto no poema “Rosa vermelha” de Li Bai - traduzido por Cecília Meireles. À vista da importância destas duas figuras históricas, do orientalismo nas produções de Camilo Pessanha, da China que vem conquistando espaço mundial e de sua literatura pouco investigada; objetiva-se na compreensão da relação simbólica de ambas escritas, a partir da Estilística, refletir as aproximações e distanciamentos de ambas, se a modernidade realmente faz uma dissimulada quebra com o antigo e, qual a recepção de toda uma tradição de pensamento na construção afectiva do soneto de Pessanha.

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Biografia do Autor

  • Higor Lima da Silva, Universidade Federal de São Paulo
    Graduando em ABI Letras Português-Francês, pela Universidade Federal de São Paulo - EFLCH.

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Publicado

25.10.2024

Como Citar

O BUQUÊ DE CAMILO PESSANHA E LI BAI: A BOTÂNICA E O INVERNO. (2024). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 17(01), e5931. https://doi.org/10.30681/real.v15.5931

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