TRANSFORMANDO LIDERANÇAS ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO

O PODER DOS 3C'S EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11720

Palavras-chave:

Educomunicação, Desenvolvimento de pessoas, Liderança

Resumo

A comunicação é um processo social que envolve a troca de informações, ideias e sentimentos, e sendo assim, é uma das ferramentas mais importantes para o engajamento do aprendiz em situações de aprendizagem organizacional. O estudo objetiva avaliar práticas educomunicativas no programa de desenvolvimento de lideranças de uma instituição financeira cooperativa, e para isso, realizou-se um estudo de caso. Por fim, conclui-se que a prática educomunicativa gerou um envolvimento e adesão das lideranças, os principais agentes de transformação da organização. A construção colaborativa promoveu envolvimento e motivação da liderança no desenvolvimento de comportamentos e habilidades necessárias para dar conta dos desafios do negócio e da transformação que a organização está vivenciando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sâmia Cristiane Ciliato, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (2022), graduada em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2016); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Franciscana (2018), , Formação em Analista Comportamental PDA pela Grou GP (2019) e Certificação Internacional em 6Ds pela Affero Lab (2020). Experiência profissional em grandes empresas, como Unimed Noroeste, Shopping Praça Nova, Grupo Dimed. Atualmente está a frente da Educação Corporativa da Sicredi Região Centro RS/MG.

 

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Comunicação Midiática Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Engenharia de Produção (UFSM), especialista em Comunicação, Movimento e Mídia (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUI). Pesquisadora Líder no Grupo de Pesquisa CNPq: Mídia e Processos Socioculturais. Atualmente é professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda.

 

 

Referências

ALMEIDA, L. B. C. Educomídia: resgare do pensamento latino-americado. In: MELO, J.M.; VENTURA, M. de S.; GOBBI, M.C. (OrgS.). Pensamento Comunicacional Latino-Americano através da Literatura: Jorge Fernández. São Paulo: INTERCOM/UNESCO/UMESP (PPGCOM), 2013, v.2, p. 95-118.

BELLUZZO, R. C. B.; REIS, D. P. Conhecimento, pessoas e aprendizagem organizacional sob a ótica da competência em informação: uma nova lógica de gestão. Bauru: MMH Informação, 2017.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAGALDI; S. SALIBI NETO, J. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer a 4° revolução industrial. São Paulo: Editora Gente, 2018.

MAGALDI; S. SALIBI NETO, J. O novo código da cultura: vida ou morte na era exponencial. São Paulo: Editora Gente, 2019.

MORGAN, G. Imagens da Organização: edição executiva. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NEPOMUCENO, F. R. O Educomunicador depois de Kaplún. In: FERREIRA, Bruno de Oliveira; HASLINGER, Evelin e XAVIER, Jurema Brasil (orgs.). Práticas Educomunicativas. São Paulo: ABPEducom, 2019.

RIBEIRO, J. S. A. N.; SOARES, M. A. C.; JURZA, P. H.; ZIVIANI, F.; NEVES, J. T. R. Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, vol. 7, Número Especial, mar. 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó, SC: Argos, 2007.

SILVA, T. C.; BURGER, F. Aprendizagem organizacional e inovação: contribuições da gestão do conhecimento para propulsionar um ambiente corporativo focado em aprendizagem e inovação. Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, v.8, n.1, p. 07-19, jan./mar. 2018.

SOARES, I. O. Comunicação/Educação: A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação. Ano 1, n.2 (jan./mar. 1999) Brasília: Senado Federal, 1999.

SOARES, I. O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Comunicação & educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 15 set. 2023.

ZIVIANI, F.; AMARANTE, E. P.; FRANÇA, R. S.; ISNARD, P.; FERREIRA, E. P. O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, Vol.24, n.1, jan./mar., 2019.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

Ciliato, S. C., & Ghisleni, T. S. (2023). TRANSFORMANDO LIDERANÇAS ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO: O PODER DOS 3C’S EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 92–102. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11720

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)