TRANSFORMANDO LIDERANÇAS ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO
O PODER DOS 3C'S EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11720Keywords:
Educomunicação, Desenvolvimento de pessoas, LiderançaAbstract
Communication is a social process that involves the exchange of information, ideas and feelings, and as such, it is one of the most important tools for learner engagement in organizational learning situations. The study aims to evaluate educommunicative practices in the leadership development program of a cooperative financial institution, and for that, a case study was carried out. Finally, it is concluded that the educommunicative practice generated an involvement and adhesion of the leaders, the main agents of transformation of the organization. Collaborative construction promoted leadership involvement and motivation in the development of behaviors and skills necessary to deal with the business challenges and the transformation that the organization is experiencing.
Downloads
References
ALMEIDA, L. B. C. Educomídia: resgare do pensamento latino-americado. In: MELO, J.M.; VENTURA, M. de S.; GOBBI, M.C. (OrgS.). Pensamento Comunicacional Latino-Americano através da Literatura: Jorge Fernández. São Paulo: INTERCOM/UNESCO/UMESP (PPGCOM), 2013, v.2, p. 95-118.
BELLUZZO, R. C. B.; REIS, D. P. Conhecimento, pessoas e aprendizagem organizacional sob a ótica da competência em informação: uma nova lógica de gestão. Bauru: MMH Informação, 2017.
CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MAGALDI; S. SALIBI NETO, J. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer a 4° revolução industrial. São Paulo: Editora Gente, 2018.
MAGALDI; S. SALIBI NETO, J. O novo código da cultura: vida ou morte na era exponencial. São Paulo: Editora Gente, 2019.
MORGAN, G. Imagens da Organização: edição executiva. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
NEPOMUCENO, F. R. O Educomunicador depois de Kaplún. In: FERREIRA, Bruno de Oliveira; HASLINGER, Evelin e XAVIER, Jurema Brasil (orgs.). Práticas Educomunicativas. São Paulo: ABPEducom, 2019.
RIBEIRO, J. S. A. N.; SOARES, M. A. C.; JURZA, P. H.; ZIVIANI, F.; NEVES, J. T. R. Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, vol. 7, Número Especial, mar. 2017.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó, SC: Argos, 2007.
SILVA, T. C.; BURGER, F. Aprendizagem organizacional e inovação: contribuições da gestão do conhecimento para propulsionar um ambiente corporativo focado em aprendizagem e inovação. Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, v.8, n.1, p. 07-19, jan./mar. 2018.
SOARES, I. O. Comunicação/Educação: A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação. Ano 1, n.2 (jan./mar. 1999) Brasília: Senado Federal, 1999.
SOARES, I. O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Comunicação & educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 15 set. 2023.
ZIVIANI, F.; AMARANTE, E. P.; FRANÇA, R. S.; ISNARD, P.; FERREIRA, E. P. O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, Vol.24, n.1, jan./mar., 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Cultura e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.