TRANSFORMANDO LIDERANÇAS ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO

O PODER DOS 3C'S EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11720

Palabras clave:

Educomunicação, Desenvolvimento de pessoas, Liderança

Resumen

La comunicación es un proceso social que implica el intercambio de información, ideas y sentimientos, y como tal, es una de las herramientas más importantes para la participación del alumno en situaciones de aprendizaje organizacional. El estudio tiene como objetivo evaluar las prácticas educomunicativas en el programa de desarrollo de liderazgo de una institución financiera cooperativa, y para ello se realizó un estudio de caso. Finalmente, se concluye que la práctica educomunicativa generó un involucramiento y adhesión de los líderes, principales agentes de transformación de la organización. La construcción colaborativa promovió la participación y motivación del liderazgo en el desarrollo de comportamientos y habilidades necesarias para enfrentar los desafíos empresariales y la transformación que vive la organización.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sâmia Cristiane Ciliato, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (2022), graduada em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2016); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Franciscana (2018), , Formação em Analista Comportamental PDA pela Grou GP (2019) e Certificação Internacional em 6Ds pela Affero Lab (2020). Experiência profissional em grandes empresas, como Unimed Noroeste, Shopping Praça Nova, Grupo Dimed. Atualmente está a frente da Educação Corporativa da Sicredi Região Centro RS/MG.

     

  • Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Doutora em Comunicação Midiática Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Engenharia de Produção (UFSM), especialista em Comunicação, Movimento e Mídia (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUI). Pesquisadora Líder no Grupo de Pesquisa CNPq: Mídia e Processos Socioculturais. Atualmente é professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda.

     

     

Referencias

ALMEIDA, L. B. C. Educomídia: resgare do pensamento latino-americado. In: MELO, J.M.; VENTURA, M. de S.; GOBBI, M.C. (OrgS.). Pensamento Comunicacional Latino-Americano através da Literatura: Jorge Fernández. São Paulo: INTERCOM/UNESCO/UMESP (PPGCOM), 2013, v.2, p. 95-118.

BELLUZZO, R. C. B.; REIS, D. P. Conhecimento, pessoas e aprendizagem organizacional sob a ótica da competência em informação: uma nova lógica de gestão. Bauru: MMH Informação, 2017.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAGALDI; S. SALIBI NETO, J. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer a 4° revolução industrial. São Paulo: Editora Gente, 2018.

MAGALDI; S. SALIBI NETO, J. O novo código da cultura: vida ou morte na era exponencial. São Paulo: Editora Gente, 2019.

MORGAN, G. Imagens da Organização: edição executiva. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NEPOMUCENO, F. R. O Educomunicador depois de Kaplún. In: FERREIRA, Bruno de Oliveira; HASLINGER, Evelin e XAVIER, Jurema Brasil (orgs.). Práticas Educomunicativas. São Paulo: ABPEducom, 2019.

RIBEIRO, J. S. A. N.; SOARES, M. A. C.; JURZA, P. H.; ZIVIANI, F.; NEVES, J. T. R. Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, vol. 7, Número Especial, mar. 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó, SC: Argos, 2007.

SILVA, T. C.; BURGER, F. Aprendizagem organizacional e inovação: contribuições da gestão do conhecimento para propulsionar um ambiente corporativo focado em aprendizagem e inovação. Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, v.8, n.1, p. 07-19, jan./mar. 2018.

SOARES, I. O. Comunicação/Educação: A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação. Ano 1, n.2 (jan./mar. 1999) Brasília: Senado Federal, 1999.

SOARES, I. O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Comunicação & educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 15 set. 2023.

ZIVIANI, F.; AMARANTE, E. P.; FRANÇA, R. S.; ISNARD, P.; FERREIRA, E. P. O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, Vol.24, n.1, jan./mar., 2019.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Ciliato, S. C., & Ghisleni, T. S. (2023). TRANSFORMANDO LIDERANÇAS ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO: O PODER DOS 3C’S EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 92-102. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11720