BALANÇO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12587Palavras-chave:
Acesso e Permanência , Políticas Programas e Ações , Pessoa com Deficiência, Educação SuperiorResumo
O presente artigo surge como proposta de uma atividade avaliativa, no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, cuja finalidade propôs implementar uma argumentação relacionando as abordagens teóricas abordadas na disciplina de Teoria da Educação atinentes à temática de pesquisa. Para tanto, utilizamos alguns pressupostos teóricos com base em Oliveira (2009), Ferreira (2013), Hoolks (2020), Bernadino (2009). Este artigo constitui-se de um levantamento das produções científicas, teses e dissertações disponibilizadas nos acervos do Banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O levantamento foi realizado a partir do estado do conhecimento, com o objetivo de identificar as produções científicas nos últimos seis (6) anos acerca da temática do “acesso e permanência”, com foco nas pessoas com deficiência/estudantes da educação superior, com a problemática de entender como os programas, ações e políticas de acesso e permanência influenciam na trajetória das pessoas com deficiência/estudantes durante a graduação? Este artigo tem como metodologia uma abordagem de natureza qualitativa do tipo bibliográfica. Para a organização categorização e sistematização dos dados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo, conforme descrita pela autora Bardin (2011). Os resultados desta pesquisa apontam a necessidade de efetivação nas ações que envolvem a demanda de formação pedagógica por parte dos docentes/servidores, melhorias nas condições de acessibilidade e inclusão, eliminação das barreiras atitudinais e pedagógicas, continuação do desenvolvimento de ações nas políticas afirmativas e ampliação do programa de assistência estudantil, como melhoria na quantidade de ofertas de auxílios e reajustes nos valores.
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