A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13726

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual; , Educação Profissional e Tecnológica; , Educação Especial Inclusiva; , Inclusão.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma revisão sistemática de artigos que abordam a inclusão de discentes com deficiência intelectual no âmbito da Educação Profissional, destacando publicações que indicam caminhos para boas práticas inclusivas. Dessa forma, a busca foi desenvolvida no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, visando responder quais aspectos têm sido priorizados e quais lacunas estão presentes nas pesquisas acerca da inclusão dos discentes com deficiência intelectual inclusos nos espaços formativos da Educação Profissional. Foram encontrados apenas seis artigos que tratam da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, na Educação Profissional, e que foram escritos entre 2021 e 2024. Os artigos encontrados atingiram o objetivo principal da pesquisa, que era realizar uma revisão sistemática de artigos na área de Educação Especial Inclusiva que contemplasse a deficiência intelectual nos espaços da Educação Profissional. Esta revisão aponta questões significativas para os profissionais que atuam na área da Educação Profissional, além de ressaltar a importância do registro e da publicação de práticas educativas, pois elas contribuem para discussões, análises e proposições de ações inclusivas com bons resultados.

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Biografia do Autor

  • Francília Sousa Meneses, Instituto Federal do Piauí - IFPI

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UAB/Pólo IFPI - Campus Pedro II (2020); Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional com Habilitação em Docência do Ensino Superior (ISEPRO-2019); Especialista em Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto de Educação São Judas Tadeu (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI-2016). Atuou como professora em sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) no C.E.M. Professor Omar de Andrade Rezende, Piripiri- PI (2019). Atuou como professora auxiliar de crianças com necessidades educativas especificas no C.E.M. Antônio Ferreira Neto, Piripiri- PI (2017-2019). Foi professora no C.E.M. Carolina Freitas Lira, Piripiri -PI (2018-2020), nesta mesma instituição também foi Coordenadora Pedagógica (2020). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID (2014-2017) pela Universidade Estadual do Piaui - UESPI, Campus Piripiri.

  • Jalva Lilia Rabelo de Sousa, Instituto Federal do Piauí - IFPI

    Jalva Lilia Rabelo de Sousa (https://orcid.org/0000-0003-1586-1981)

    Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2017). Atualmente é avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Parnaíba. É coordenadora local e docente do mestrado PROFEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) .Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, marketing, turismo, empreendedorismo e avaliação institucional. 

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

Sousa Meneses, F., & Lilia Rabelo de Sousa, J. . (2025). A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma revisão sistemática. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 40-52. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13726