A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13726Palavras-chave:
Deficiência Intelectual; , Educação Profissional e Tecnológica; , Educação Especial Inclusiva; , Inclusão.Resumo
Esta pesquisa apresenta uma revisão sistemática de artigos que abordam a inclusão de discentes com deficiência intelectual no âmbito da Educação Profissional, destacando publicações que indicam caminhos para boas práticas inclusivas. Dessa forma, a busca foi desenvolvida no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, visando responder quais aspectos têm sido priorizados e quais lacunas estão presentes nas pesquisas acerca da inclusão dos discentes com deficiência intelectual inclusos nos espaços formativos da Educação Profissional. Foram encontrados apenas seis artigos que tratam da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, na Educação Profissional, e que foram escritos entre 2021 e 2024. Os artigos encontrados atingiram o objetivo principal da pesquisa, que era realizar uma revisão sistemática de artigos na área de Educação Especial Inclusiva que contemplasse a deficiência intelectual nos espaços da Educação Profissional. Esta revisão aponta questões significativas para os profissionais que atuam na área da Educação Profissional, além de ressaltar a importância do registro e da publicação de práticas educativas, pois elas contribuem para discussões, análises e proposições de ações inclusivas com bons resultados.
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