Ciclos de formação humana: articulação com a Teoria da Educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.334Resumo
Este texto discute os pressupostos teóricos dos Ciclos de Formação Humana, política pública implementada a mais de dez anos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, tendo como pano de fundo as contribuições de autores que discutem a Teoria da Educação, trazendo a contextualização histórica da Pedagogia enquanto Ciência e as transformações sociais nos últimos séculos, no sentido de compreender como esses temas se articulam, passando pela análise do modelo de sociedade vigente imbricada no espaço escolar. As reflexões contidas neste texto fazem parte do conjunto de preocupações vivenciados por diversos pesquisadores e educadores da educação básica que apontam a formação docente e a escola como lócus dessa formação como viés importante da implementação das políticas públicas educacionais na construção da educação efetivamente emancipadora.
Palavras-chave: política pública educacional; teoria da educação; formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.