Modernidade líquida e consumo consciente: necessidade e possibilidades de discussão na escola

Autores

  • Valdir Damázio Júnior UDESC/SC
  • Andressa Aparecida Stefanello Mocellin

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2481

Resumo

O presente artigo pretende analisar uma das principais características de nossa sociedade líquido moderna. Acreditamos que a principal marca de nossa sociedade é a de ser uma sociedade de consumo, ou seja, é o consumo que molda, transforma e dita as regras de nossos comportamentos, desejos, vontades e maneiras de interagir em sociedade. Para isso apresentaremos algumas ideias de importantes autores que abordam esta temática tais como Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky. Nosso objetivo principal é destacar a importância dessa discussão por ser ela central em nossa vida, sendo responsável por alguns problemas sociais contemporâneos, tais como, endividamento da população, problemas ambientais e a sensação de infelicidade. Destacamos também a importância de levar esta temática até as escolas e apresentamos como uma possibilidade o ensino de Matemática Financeira, tendo por base as ideias da Educação Matemática Crítica.

Palavras-chave: sociedade de consumo; educação matemática crítica; educação financeira.

 

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Biografia do Autor

Valdir Damázio Júnior, UDESC/SC

Professor do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Andressa Aparecida Stefanello Mocellin

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

11/07/2017

Como Citar

Damázio Júnior, V., & Mocellin, A. A. S. (2017). Modernidade líquida e consumo consciente: necessidade e possibilidades de discussão na escola. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2481

Edição

Seção

Artigos