Modernidade líquida e consumo consciente: necessidade e possibilidades de discussão na escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2481Abstract
O presente artigo pretende analisar uma das principais características de nossa sociedade líquido moderna. Acreditamos que a principal marca de nossa sociedade é a de ser uma sociedade de consumo, ou seja, é o consumo que molda, transforma e dita as regras de nossos comportamentos, desejos, vontades e maneiras de interagir em sociedade. Para isso apresentaremos algumas ideias de importantes autores que abordam esta temática tais como Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky. Nosso objetivo principal é destacar a importância dessa discussão por ser ela central em nossa vida, sendo responsável por alguns problemas sociais contemporâneos, tais como, endividamento da população, problemas ambientais e a sensação de infelicidade. Destacamos também a importância de levar esta temática até as escolas e apresentamos como uma possibilidade o ensino de Matemática Financeira, tendo por base as ideias da Educação Matemática Crítica.
Palavras-chave: sociedade de consumo; educação matemática crítica; educação financeira.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.