Modernidade líquida e consumo consciente: necessidade e possibilidades de discussão na escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2481Resumen
O presente artigo pretende analisar uma das principais características de nossa sociedade líquido moderna. Acreditamos que a principal marca de nossa sociedade é a de ser uma sociedade de consumo, ou seja, é o consumo que molda, transforma e dita as regras de nossos comportamentos, desejos, vontades e maneiras de interagir em sociedade. Para isso apresentaremos algumas ideias de importantes autores que abordam esta temática tais como Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky. Nosso objetivo principal é destacar a importância dessa discussão por ser ela central em nossa vida, sendo responsável por alguns problemas sociais contemporâneos, tais como, endividamento da população, problemas ambientais e a sensação de infelicidade. Destacamos também a importância de levar esta temática até as escolas e apresentamos como uma possibilidade o ensino de Matemática Financeira, tendo por base as ideias da Educação Matemática Crítica.
Palavras-chave: sociedade de consumo; educação matemática crítica; educação financeira.
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