AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Patrícia da Cruz Oliveira Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (Unesp/Rio Claro). Professora de Geografia do Ensino Fundamental II na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4335

Resumo

A pandemia declarada no ano de 2020 exigiu grandes mudanças no cotidiano mundial. No caso da educação as aulas e suas demais atividades, quando não canceladas, foram substituídas por interações on-line, o que levou a adaptações tanto dos alunos quanto das escolas. As estratégias utilizadas para a continuidades das atividades foram muitas, mas todas estiveram, via de regra, pautadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, o objetivo central deste artigo foi apresentar considerações sobre as potencialidades e os limites do uso das TICs na educação, especialmente relacionado ao ensino remoto que se tornou prática recorrente no caso brasileiro durante a pandemia de COVID-19. Para atingir tal objetivo foram consideradas as condições sociais, econômicas e espaciais do nosso país em relação ao acesso às TICs, e cuja metodologia foi centrada nas pesquisas bibliográfica, documental e eletrônica. Num primeiro momento buscou-se apresentar alguns dos elementos básicos relacionados às TICs: o ciberespaço, o virtual, a Internet e a estrutura física necessária ao seu funcionamento. Em seguida foi dado foco ao ensino remoto e ao Ensino a Distância (EaD): suas variações e experiências anteriores e recentes no Brasil. Por fim, é enfatizado o contexto atual, momento em que são apresentadas de modo mais direto as considerações sobre as potencialidades e os limites do uso das TICs na educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Cruz Oliveira, Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (Unesp/Rio Claro). Professora de Geografia do Ensino Fundamental II na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Mestra em Geografia pela Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (Unesp/Rio Claro)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

Oliveira, P. da C. (2021). AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4335

Edição

Seção

Artigos