AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Patrícia da Cruz Oliveira Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (Unesp/Rio Claro). Professora de Geografia do Ensino Fundamental II na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4335

Resumo

A pandemia declarada no ano de 2020 exigiu grandes mudanças no cotidiano mundial. No caso da educação as aulas e suas demais atividades, quando não canceladas, foram substituídas por interações on-line, o que levou a adaptações tanto dos alunos quanto das escolas. As estratégias utilizadas para a continuidades das atividades foram muitas, mas todas estiveram, via de regra, pautadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, o objetivo central deste artigo foi apresentar considerações sobre as potencialidades e os limites do uso das TICs na educação, especialmente relacionado ao ensino remoto que se tornou prática recorrente no caso brasileiro durante a pandemia de COVID-19. Para atingir tal objetivo foram consideradas as condições sociais, econômicas e espaciais do nosso país em relação ao acesso às TICs, e cuja metodologia foi centrada nas pesquisas bibliográfica, documental e eletrônica. Num primeiro momento buscou-se apresentar alguns dos elementos básicos relacionados às TICs: o ciberespaço, o virtual, a Internet e a estrutura física necessária ao seu funcionamento. Em seguida foi dado foco ao ensino remoto e ao Ensino a Distância (EaD): suas variações e experiências anteriores e recentes no Brasil. Por fim, é enfatizado o contexto atual, momento em que são apresentadas de modo mais direto as considerações sobre as potencialidades e os limites do uso das TICs na educação brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia da Cruz Oliveira, Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (Unesp/Rio Claro). Professora de Geografia do Ensino Fundamental II na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

    Mestra em Geografia pela Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (Unesp/Rio Claro)

    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Downloads

Publicado

10/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4335