AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4335Resumen
A pandemia declarada no ano de 2020 exigiu grandes mudanças no cotidiano mundial. No caso da educação as aulas e suas demais atividades, quando não canceladas, foram substituídas por interações on-line, o que levou a adaptações tanto dos alunos quanto das escolas. As estratégias utilizadas para a continuidades das atividades foram muitas, mas todas estiveram, via de regra, pautadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, o objetivo central deste artigo foi apresentar considerações sobre as potencialidades e os limites do uso das TICs na educação, especialmente relacionado ao ensino remoto que se tornou prática recorrente no caso brasileiro durante a pandemia de COVID-19. Para atingir tal objetivo foram consideradas as condições sociais, econômicas e espaciais do nosso país em relação ao acesso às TICs, e cuja metodologia foi centrada nas pesquisas bibliográfica, documental e eletrônica. Num primeiro momento buscou-se apresentar alguns dos elementos básicos relacionados às TICs: o ciberespaço, o virtual, a Internet e a estrutura física necessária ao seu funcionamento. Em seguida foi dado foco ao ensino remoto e ao Ensino a Distância (EaD): suas variações e experiências anteriores e recentes no Brasil. Por fim, é enfatizado o contexto atual, momento em que são apresentadas de modo mais direto as considerações sobre as potencialidades e os limites do uso das TICs na educação brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.