SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES E ESPECIFICIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10659

Keywords:

Teacher education, Role of the school, Teaching practices and knowledge

Abstract

The discussion presented here refers to concerns arising from the studies and professional experiences of the authors in different educational contexts – whether as graduate students or as teachers of basic education and higher education. It is a text that aims to raise important aspects for teacher education about the understanding of practices and knowledge necessary for teaching based on studies by Tardif (2014); Shulman (1986) and Mizukami (2004); the role of the teacher and the role of the school as a privileged institution for the socialization of knowledge historically produced by society. Thus, within the limits of this article, the reflections triggered by the discussions and readings carried out throughout our academic and professional journeys, as well as by other readings and authors in the area of ​​education, are brought.

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Author Biographies

  • Simone Leite Andrade, FATEC / UNIFAI – Adamantina – SP

    Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professora de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia (FATEC) e também no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), em Adamantina (SP), onde também exerce a função de Coordenadora Pedagógica. Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI). Atuou como Docente Orientadora e Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Atua também como Docente Orientadora no Programa Residência Pedagógica - CAPES. Tem experiência na área de Matemática atuando principalmente nas áreas de Álgebra Linear e Ensino de Matemática.

  • Andreia Guilhen Pinto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

    Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (graduação), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Professora-Bolsista da disciplina Psicologia da Educação no curso de licenciatura em Física (Mestrado). Atualmente, é professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e professora do ensino Fundamental I no Centro Educacional Delta em Presidente Bernardes. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representações sociais, identidade profissional, educação infantil e ensino fundamental com ênfase no ensino de Matemática. É membro do Grupo de trabalho: Escuta, fala, pensamento e imaginação, responsável pela elaboração da Matriz Curricular pela Secretaria de Educação Municipal de Presidente Prudente e membro do Grupo de Pesquisa “Profissão docente: Formação, Identidade e Representações Sociais” (GPDFIRS).

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Published

2023-12-20

How to Cite

Andrade, S. L., & Guilhen Pinto, A. (2023). SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES E ESPECIFICIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 70-79. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10659