SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES E ESPECIFICIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10659

Palabras clave:

Formación de profesores, Papel de la escuela, Prácticas y saberes docentes

Resumen

La discusión aquí presentada se refiere a las inquietudes surgidas de los estudios y experiencias profesionales de los autores en diferentes contextos educativos, ya sea como estudiantes de posgrado o como docentes de educación básica y superior. Este es un texto que pretende plantear aspectos importantes para la formación docente sobre la comprensión de las prácticas y conocimientos necesarios para la enseñanza a partir de los estudios de Tardif (2014); Shulman (1986) y Mizukami (2004); el papel del docente y la función de la escuela como institución privilegiada para la socialización de los saberes producidos históricamente por la sociedad. Así, dentro de los límites de este artículo, se traen reflexiones desencadenadas por discusiones y lecturas realizadas a lo largo de nuestras trayectorias académicas y profesionales, así como por otras lecturas y autores en el área de la educación.

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Biografía del autor/a

  • Simone Leite Andrade, FATEC / UNIFAI – Adamantina – SP

    Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professora de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia (FATEC) e também no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), em Adamantina (SP), onde também exerce a função de Coordenadora Pedagógica. Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI). Atuou como Docente Orientadora e Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Atua também como Docente Orientadora no Programa Residência Pedagógica - CAPES. Tem experiência na área de Matemática atuando principalmente nas áreas de Álgebra Linear e Ensino de Matemática.

  • Andreia Guilhen Pinto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

    Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (graduação), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Professora-Bolsista da disciplina Psicologia da Educação no curso de licenciatura em Física (Mestrado). Atualmente, é professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e professora do ensino Fundamental I no Centro Educacional Delta em Presidente Bernardes. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representações sociais, identidade profissional, educação infantil e ensino fundamental com ênfase no ensino de Matemática. É membro do Grupo de trabalho: Escuta, fala, pensamento e imaginação, responsável pela elaboração da Matriz Curricular pela Secretaria de Educação Municipal de Presidente Prudente e membro do Grupo de Pesquisa “Profissão docente: Formação, Identidade e Representações Sociais” (GPDFIRS).

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Publicado

2023-12-20

Cómo citar

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES E ESPECIFICIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL. (2023). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 70-79. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10659

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