A CULTURA POPULAR NO COTIDIANO DA ESCOLA

DA MARGINALIZAÇÃO À INTEGRAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12443

Keywords:

Cultura Popular. Educação Escolar. Integração de Saberes. Marginalização.

Abstract

Este artigo tem como proposta central analisar como a cultura popular é abordada no cotidiano escolar. Além disso, pretende-se descrever a relação da cultura popular com a educação escolar, refletir como a cultura popular pode estar sendo marginalizada pela escola e identificar algumas contribuições e possibilidades para a integração da cultura popular na escola. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os dados coletados foram analisados de maneira descritiva, crítica e interpretativa. Foram levantados dados de pesquisas de autores como Abib (2006, 2019), Arroyo (2013), Burke (2010), Cordeiro (2022), Giroux e Simon (1994), Leite e Silva (2023), Moreira e Candau (2013), Pessoa (2018) entre outros, além da BNCC (2017) e da LDBEN (1996), Lei nº 9.394/96. Foi verificado que a cultura popular, mesmo tendo uma relação aproximada com a educação, é muitas das vezes marginalizada pelo currículo escolar, sendo que os conhecimentos legitimados e validados, quase sempre são aqueles que expressam as vozes da classe dominante. Todavia, acredita-se que existem possibilidades para integrar os saberes da cultura popular na escola e as contribuições são diversas: permite a compreensão de que todos os saberes são importantes; contribui para a afirmação da identidade cultural, de classe e de pertencimento do indivíduo; propicia uma educação emancipadora; possibilita uma formação humana, política e cidadã dos sujeitos, isto é, uma formação integral.

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Author Biographies

  • Belchior Ribeiro Leite, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Doutorando em Educação, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFB - Instituto Federal de Brasília/DF. Possui Especialização lato-sensu em Inspeção, Orientação, Supervisão e Gestão em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ. Possui Licenciatura Plena em Física pela FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas/MG e Licenciatura Plena em Normal Superior pela Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

  • Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Doutor em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Mestre em Ciências Naturais - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Especialista em ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Especialista em Tutoria na Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor do Departamento de Educação/ICHS/UFOP e do seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação. Possuo experiência na área de Educação e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, educação ambiental, novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Educação (TECNOGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto

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Published

2024-07-11

How to Cite

Ribeiro Leite, B., & Richard de Paulo, J. (2024). A CULTURA POPULAR NO COTIDIANO DA ESCOLA: DA MARGINALIZAÇÃO À INTEGRAÇÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 13-23. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12443