A CULTURA POPULAR NO COTIDIANO DA ESCOLA
DA MARGINALIZAÇÃO À INTEGRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12443Palavras-chave:
Cultura Popular. Educação Escolar. Integração de Saberes. Marginalização.Resumo
Este artigo tem como proposta central analisar como a cultura popular é abordada no cotidiano escolar. Além disso, pretende-se descrever a relação da cultura popular com a educação escolar, refletir como a cultura popular pode estar sendo marginalizada pela escola e identificar algumas contribuições e possibilidades para a integração da cultura popular na escola. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os dados coletados foram analisados de maneira descritiva, crítica e interpretativa. Foram levantados dados de pesquisas de autores como Abib (2006, 2019), Arroyo (2013), Burke (2010), Cordeiro (2022), Giroux e Simon (1994), Leite e Silva (2023), Moreira e Candau (2013), Pessoa (2018) entre outros, além da BNCC (2017) e da LDBEN (1996), Lei nº 9.394/96. Foi verificado que a cultura popular, mesmo tendo uma relação aproximada com a educação, é muitas das vezes marginalizada pelo currículo escolar, sendo que os conhecimentos legitimados e validados, quase sempre são aqueles que expressam as vozes da classe dominante. Todavia, acredita-se que existem possibilidades para integrar os saberes da cultura popular na escola e as contribuições são diversas: permite a compreensão de que todos os saberes são importantes; contribui para a afirmação da identidade cultural, de classe e de pertencimento do indivíduo; propicia uma educação emancipadora; possibilita uma formação humana, política e cidadã dos sujeitos, isto é, uma formação integral.
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