Dimensão pedagógica da gestão de sistemas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2140Abstract
Este trabalho concebe a gestão de sistemas educativos como um campo de relações no qual se intercruzam várias áreas do saber e como uma instância que acolhe sujeitos em processo de desenvolvimento (alunos e estudantes de todos os níveis) e sujeitos em exercício profissional (professores, gestores, técnicos, dirigentes). Tomou, como perspectiva, a construção do sistema nacional de educação (renovada na recente lei que aprovou o PNE 2014-2024) e, como marco, o Manifesto dos Pioneiros (1932), enfatizando a organização escolar na trajetória da educação no Brasil. Como principal objetivo, buscou identificar e compreender a dimensão pedagógica dos sistemas educacionais como função do sistema, diferenciando-a de outros elementos a eles comumente relacionados. Finaliza alertando sobre a importância do momento atual, em face da necessidade de superar problemáticas acumuladas ao longo da história, com vistas à construção do sistema nacional de educação no Brasil.
Palavras-chave: gestão da educação; sistemas de ensino; dimensão pedagógica; plano nacional de educação; Brasil.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.