Violência escolar e gênero
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2589Abstract
Neste trabalho analisa-se a violência praticada pelas jovens meninas na escola. Identifica-se os estereótipos construídos acerca da mulher ao longo da história como um ser frágil e passivo. Utiliza-se metodologicamente a pesquisa bibliográfica exploratória sobre as pesquisas realizadas no Brasil no campo da violência nas escolas. Ressalta-se as jovens meninas como protagonistas de atos violentos e sua incorporação do gênero dito masculino. Focaliza-se no cotidiano escolar as jovens meninas que viriam marginalizando os estereótipos através do uso da força para demarcar posição de liderança e poder e para isso incorporam os atributos históricos definidos para o gênero masculino (agressividade, heroísmo, força) porque se considera socialmente coragem, o uso de violências. Assim, as disputas por namorado, as agressões físicas entre meninas e meninas com meninos estão intrinsecamente relacionadas com a demonstração de que não são perdedoras, é a lei do mais forte que constitui o código de conduta, e independentemente do gênero ditado, elas não medem as consequências de seus atos na busca pela legitimação de sua força e honra, é honroso bater, apanhar é ser fraco. Portanto, impera a incorporação dos princípios de masculinidade e de heroísmo que dignifica o forte, aquele que bate, agride e em contrapartida estigmatiza o fraco.
Palavras-chave: educação; violência; gênero.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.